Fotos: Renan Mattos
O 1º de maio, Dia do Trabalhador, foi comemorado pelos católicos, em Santa Maria, em mais uma edição da Romaria do Trabalhador. A caminhada saiu da Paróquia São José, no Bairro Divina Providência, e terminou no Santuário de Schoenstatt, com bênção das carteiras de trabalho e uma missa rezada pelo padre Ivo Catani.
Antes de ser uma romaria, o trajeto era feito por uma católica santa-mariense que pediu graças e alcançou. Há décadas o percurso percorrido por Alice Niederauer virou Romaria e passou a ser celebrada no dia 1º de maio.
Quem vai na romaria para agradecer, há anos, é a costureira Sueli Ribeiro Fleck, 60 anos. Ela frequenta a romaria há 15, mas conta que há cerca de 5 anos pediu pela saúde da irmã, Janete, que lutava contra um câncer. Desde então, Sueli participa da caminhada para agradecer.
Já Ivone Alves, bancária, 50 anos, conta que costuma participar da Romaria do Trabalhador há cerca de 20 anos. Ela não levou a carteira de trabalho, mas estava com o crachá em mãos para receber a bênção.
- Venho sempre agradecer e pedir proteção - comenta.